Um ambiente divertido e com toques femininos são as grandes inspirações para a nova loja pop-up da brand de calçados de luxo Alexandre Birman, na Fazenda Boa Vista, no interior de São Paulo.
Contando com um espaço de apenas 20 m², a funcionalidade do ambiente foi palavra de ordem. Assinado pela arquiteta Liana Tessler – responsável, também, por outras lojas do grupo, incluindo a Birman de Miami e Milão –, o projeto brinca com tons de rosa a partir de uma pintura de meia parede, estendendo-se até a marcenaria, planejada em laca rosa clara com uma sucinta camada perolada, que garante um efeito de sofisticada leveza. Um carrinho de chá, desenhado sob medida, permite instalações e ações tanto dentro, quanto do lado de fora da loja.
Para não alterar o padrão de fachada do empreendimento onde fica a pop-up, composta por ripas de madeira, a arquiteta criou uma moldura para enquadrar o caixilho, em esquadrias minimalistas pretas foscas. Os expositores de parede foram preparados com pintura dourada e as poltronas, WG Estofados, são revestidas em um veludo rosa claro. Um tapete, Ginger Light Pink, Phenicia, agrega conforto e aconchego.
Pensada para chamar a atenção dos frequentadores do boulevard em frente à loja, a paleta monocromática é realçada pela iluminação indireta, colocada abaixo do móvel da vitrine, que transmite a sensação de que está flutuando, trazendo ainda mais leveza ao ambiente. Nas prateleiras, dentro da pop-up, a luz é incorporada às estruturas, para que a atenção que deve ser destinada aos verdadeiros protagonistas – os sapatos – não seja afetada.