Estilo clean, linhas simples e espaços bem ventilados ganham cada vez mais popularidade entre os amantes de design de interiores. O décor minimalista dos projetos nórdicos foi a inspiração do casal de arquitetos Luiza Campana e Rodrigo Maya, da Manifesto Arquitetura, para sua cobertura localizada em Porto Alegre. Apesar de a capital gaúcha ser lembrada pelos dias frios do inverno, o verão vem acompanhado de muito calor para os sulistas. Por isso, o branco e os tons claros predominantes nos ambientes concedem um clima agradável, além de maior amplitude e luminosidade. O fato de o apartamento estar inserido em uma região muito próxima aos parques da cidade também acentuam o clima agradável e aconchegante.
A linguagem arquitetônica foi especialmente pensada em todos os cômodos. O aproveitamento dos espaços e a praticidade também foram premissas do projeto. Escolhido pela facilidade na limpeza, manutenção e durabilidade, o piso vinílico foi utilizado tanto na área social quanto na íntima. O efeito resultante é a sensação de continuidade dos ambientes.
Apesar de não impactar muito no ambiente, um dos elementos mais marcantes do apartamento, justamente por sua forma minimalista, é a despretensiosa e elegante escada. Com pouco espaço para vencer o vão, os arquitetos pensaram em uma divisão de cômodos leve, com a escada cumprindo sua função.
O dormitório e a suíte também primam pelo conceito de pureza e limpidez. Todo o décor foi escolhido pelos arquitetos, deixando a bela cobertura de pouco mais de 160 m² com o estilo dos dois. Alguns móveis foram desenhados e muitos objetos foram trazidos de viagens.
O mascote do casal também teve um espaço pensado para ele. No andar superior, o amplo terraço foi adaptado para as necessidades do cão Bernese. Lá também fica a churrasqueira e o local para receber os amigos nas noites de verão. As formidáveis cadeiras laranjas dão o clima descontraído que o ambiente pede.
O escritório dos arquitetos foi responsável por toda a concepção do Edifício Gris 35, desde o projeto arquitetônico até a execução e administração da obra, mantendo a linguagem contemporânea dos seus trabalhos. São seis apartamentos, sendo dois duplex. A ideia surgiu pensando nas necessidades de amigos e familiares. “Percebemos que tanto nós quanto alguns conhecidos estavam na busca por apartamento próprio, então unimos os interesses e formamos um condomínio. Juntos decidimos pelo local ideal, concretizamos a compra do terreno e a obra do prédio”, afirmam. Construído em alvenaria com bloco de concreto celular, traz maior conforto térmico aos apartamentos.